Glamouragem » Blog Archive Hipotireoidismo – você tem? - Glamouragem
sem-categoria category image
Hipotireoidismo – você tem?
Postado dia 01.04 às 10:38
Olá, meninas!
Quantas mulheres que vocês conhecem têm hipotireoidismo? Vocês sabem o que é? Acho que muitas de vocês responderiam não a pelo menos uma dessas perguntas anteriores.
No mundo todo, atualmente, a cada 100 mulheres, 15 possuem hipotireoidismo. Alguns endocrinologistas afirmam que esse índice é ainda maior: 80% da população feminina mundial sofrem dessa disfunção. Baseada nessas informações, gostaria de alertá-las e informá-las melhor sobre o assunto.
Antes, deixe-me lhes explicar o que é a Tireóide: é uma glândula (ou seja, é um órgão produtor de hormônios) localizada no pescoço; é bem pequena e geralmente possui um peso de apenas 25 g. Conseguimos apalpá-la com mais facilidade após o ato de engolir. A tireóide, mesmo tão pequena, regula o funcionamento de todo nosso organismo através de dois hormônios: T3 (Triiodotironina) e T4 (tiroxina), sendo o primeiro o mais importante.
Mas o que é hipotireoidismo? É a baixa ou ausência de produção dos hormônios tireoidianos T3 e T4, causada pelo pouco ou não funcionamento da glândula. Os tipos mais recorrentes de hipotireoidismo são o Bócio Carencial e o Hipotireoidismo de Hashimoto.
O Bócio Carencial é caracterizado por uma hipertrofia da glândula, formando uma espécie de “papo” no pescoço do indíviduo. Esse inchaço é uma forma que a glândula tem de compensar sua pouca atividade devido a carência de iodo, o principal componente dos hormônios já citados. Esse tipo de hipotireoidismo já não é mais tão comum desde que foi determinado que os fabricantes de sal de cozinha deveriam incluir iodo em seus produtos.
O Hipotireoidismo ou Tireoidite de Hashimoto é causado pela deterioração parcial ou total da glândula tireoidiana pelo próprio organismo, ou seja, nosso sistema imune reconhece a Tireóide como um corpo estranho de uma hora para outra e a destrói. Não se sabe o que faz com que nosso sistema imunológico faça isso. Esse tipo de hipotireoidismo tem sido cada vez mais comum, principalmente em mulheres que estão na menopausa. Os principais sintomas são: raciocínio lento, sonolência – alguns pacientes chegam a ter a necessidade de dormir mais de 12 horas por dia -, cansaço físico e mental; pressão e freqüência cardíaca baixa; intestino lento, ganho de peso (pouca quebra de lipídios e de colesterol) mesmo com a perda de apetite; queda de cabelos, unhas fracas e pele seca; algumas pessoas chegam a desenvolver depressão. Resumindo, o metabolismo dessas pessoas é bem lento. Fetos, bebês e crianças podem vir a ter hipotireoidismo também, mas no caso delas, é um caso mais grave: o desenvolvimento intelectual e físico são comprometidos, sendo esses os principais sintomas do cretinismo.
O tratamento de Hipotireoidismo de Hashimoto é realizado com o uso constante de medicação a base de levotiroxina sódica, um hormônio sintético, e é para toda a vida. Agora é a hora em que eu puxo a sardinha para o meu lado: o tratamento só realmente dá certo se você tomar a medicação todos os dias em jejum (de 30 minutos a 1 hora antes de tomar café da manhã), melhorando a absorção do comprimido. Uma curiosidade: pessoas que fazem tratamento com levotiroxina sódica não podem comer soja, pois esta possui uma substância que bloqueia a ação do hormônio.
Um recado muito importante: sente esses sintomas? Não se automedique, procure um médico que ele saberá te orientar melhor do que eu, ok? Por que não se automedicar? O diagnóstico de hipotireoidismo não é feito apenas baseado nos sintomas, mas também com um exame de sangue. E meninas, dá para levar uma vida muito normal tendo hipotireoidismo sim, basta seguir o tratamento direitinho.
É claro que eu não consegui falar tudo acerca do tema, por isso gostaria de deixar em aberto para que vocês me perguntem. Caso eu não saiba das respostas, irei atrás de especialistas para saná-las.
Um grande abraço!

Naiara Araújo
Graduanda de Farmácia da Universidade de Brasília.

57 Respostas para "Hipotireoidismo – você tem?" Comente »

  1. em 01.04.11 às 11:03
    Star Bonita Blog disse:

    >Nossa Adorei o Post utilidade publica total …
    de verdade=]
    Porque nem so de beleza vivemos neh..

    Bjss

    Suhh Carvalho

  2. em 01.04.11 às 11:08
    Tatyane Malta disse:

    >Ai gente, eu tenho hipertireodismo!! E meu colesterol está alto, isso com 22 anos!!

    Estou em uma dieta ferrada so com comidas saudáveis e sem gorduras, vamos ver…

    http://tatyanemalta.blogspot.com

  3. em 01.04.11 às 11:09
    Adrielle disse:

    >Bacana, eu tenho e descobri ano passado!
    Mas, levo uma vida normal. :)
    Beeijo

  4. em 01.04.11 às 11:10
    Aline Rivieri disse:

    >Nossa, coincidencia, to indo ao medico hoje pra ver se tenho isso…

    beijão

  5. em 01.04.11 às 11:19
    Sun Flower disse:

    >Boa matéria. Eu faço controle geral e ultrassom da tireóide anualmente pois a produção dos hormônios andou limitrofe, ou seja a beira do hipo, então para evitar tem de controlar.
    Bjus.

  6. em 01.04.11 às 11:25
    Léa Costa disse:

    >Meu dia a dia é normal,quando sinto alguma alteração(sonolência),vou ao médico, ele passa o exame de sangue,a depender do resultado ele diminui ou aumenta a dosagem do remedio,é sinal q os hormônios estão alterados.Mas tudo tranquilo.não é bicho de sete cabeça não amigas

  7. em 01.04.11 às 11:26
    Betty Souza disse:

    >Great post!
    Muita gente por aí deve se martirizar achando que nenhuma dieta faz efeito, qdo o necessário é só a medicação certa para controle hormonal!

  8. em 01.04.11 às 11:26
    Amanda disse:

    >Eu tenho. ._.
    E minha mãe e minha vó e várias tias. Aqui na família já é quase 'normal'. ^^
    Faz quase um ano que descobri e tô na maior luta pra que a queda de cabelo diminua. :(

  9. em 01.04.11 às 11:32
    Naiara Araújo disse:

    >Tatyane Malta, o único tratamento que você faz para Hipertireoidismo é alimentar? Já procurou um endocrinologista?
    Um abraço.

  10. em 01.04.11 às 11:35
    Naiara Araújo disse:

    >Amanda, bom comentário!
    A hereditariedade influencia bastante, mas não quer dizer que não possa acontecer de a mãe ter hipotireoidismo e a filha não.
    ;)

  11. em 01.04.11 às 11:40
    Naiara Araújo disse:

    >Meninas, se quiserem podem tirar suas dúvidas comigo pelo twitter ou e-mail:
    @naiaraaoliveira
    naiara_araujodeoliveira@hotmail.com

  12. em 01.04.11 às 11:44
    Érica Souza disse:

    >eu tenho….

    tiroidite de hashimoto….brevemente farei um post falando do hipo tbm e já peço liberdade para linkar essa postagem do glamuragem…

    Apesar de ser mais comum na menopausa eu desenvolvi o hipo aos 9 anos de idade…desde os 13 (quando realmente descobri a doença) tomo hormonios diariamente e vivo muitissimo bem =D

    tem sorteio lá no blog…participa…=)
    http://rascunhodabeleza.blogspot.com

  13. em 01.04.11 às 11:50
    Léa Costa disse:

    >Esqueci de dizer, Não tenho mais minha glândulas tireoides,pois foram retiradas por causa de um cisto (retirou total)com medicação = vida normal

  14. em 01.04.11 às 11:51
    Carol ~♥ disse:

    >Muuuuuito bom o post! de verdade, acho que muita gente nunca tinha ouvido falar, mas é sempre bom a gente estar por dentro dessas coisas ;D
    Beijao

  15. em 01.04.11 às 11:53
    Naiara Araújo disse:

    >Oi, Érica!
    Eu deixo você linkar meu post,sim. Veja se a Lais também deixa. rsrs
    Eu também sou hipotireodéia! Faço tratamento há três anos e vivo muito bem!
    Ah, sim! Exames de sangue e acompanhamento médico são muito importantes durante o tratamento, ok?
    beijos!

  16. em 01.04.11 às 12:07
    Julienne Breia disse:

    >adorei o post, essa é a tag de saude e bem estar?

  17. em 01.04.11 às 12:09
    Lais Ricon disse:

    >Oi Julienne, é sim essa é a nova Tag.
    Beijos

  18. em 01.04.11 às 12:31
    uyara disse:

    >Olá meu nome é Uyara, eu enfrentei horrores na minha vida até descobrir que tinha transtorno bipolar . . . anos se passaram, e hoje minha luta é contra o hipotireoidismo.

    E com toda certeza eu posso dizer que são doenças igualmente destrutivas.

    Os sistemas da disfunção hormonal se espalham por todo o corpo, gerando sintomos fisicos, e também psicologicos.

    Aceitar e conhecer isso é o primeiro passo pra não deixar de ir num medico, pra nao deixar de testar uma nova medicação.

    E isso que gera o bem estar.

    Já passei por muita coisa nessa área. Gostaria muito de puder dar meu depoimento e ajudar a responsavel por essa nova TAG.

  19. em 01.04.11 às 12:35
    uyara disse:

    >tenho twitter ( @tangerinne ) blog ( http://www.ateliexoxo.wordpress.com ) e e-mail ( uyara.guedes@gmail.com )

    e estou disponivel pra tirar qualquer duvida sobre as doenças que eu citei e seus sintomas :)

    doenças desse tipo tem em boa parte do mundo grupos de apoio, aceitar uma doença nao importa o sintoma que pode fazer voce tomar remedio pelo resto da vida, mesmo que nao doa todo dia, grita todo dia na sua cabeça

    não deixem de fazer exames pra verificar suas taxas hormonais jamais ok garotas? a doença pode aparecer muito cedo em algumas pessoas, em mim apareceu com 20 anos

  20. em 01.04.11 às 12:39
    maaaaag disse:

    >Nossa adorei seu blog, é muito aconhegante!
    vou seguir,
    beijos flor ;*

    http://www.pinup-pos-moderna.blogspot.com

  21. em 01.04.11 às 12:59
    uyara disse:

    >Vi comentarios sobre a questão da hereditariedade da doença, infelizmente a gente nao deve seguir por ai, pode ser que a mae tenha, e a filha nao tem, e vice e versa

    A doença pode ser genetica, mas também pode ser induzida, que foi o meu caso.

  22. em 01.04.11 às 16:59
    Naiara Araújo disse:

    >Uyara, eu agradeço as informações; é muito válido seu comentário. Mas me explica direito: como assim Hipotireoidismo e Transtorno Bipolar de Humor são igualmente destrutivas? O que lhe aconteceu para você considerar o Hipotireoidismo tão grave quanto um transtorno de humor? (Não estou querendo dizer que um seja mais grave que o outro, certo?) O seu trasntorno agravou o hipotireoidismo? Me explica isso direito!
    Hipotireodismo não costuma ser um bicho de 7 cabeças e não deve ser considerado como tal. É claro que cada caso é um caso. Ok, meninas?
    Em relação a sua afirmação "Os sistemas da disfunção hormonal se espalham por todo o corpo, gerando sintomos fisicos, e também psicologicos ", deixe-me explicar melhor: cada doença seja ela hormonal ou não tem suas particularidades. Muitas disfunções hormonais, como o hipotireoidismo, gera tanto sintomas psicológicos quanto físicos. E como eu não sou médica, não me atreverei a passar uma informação errada nem a você e nem as outras meninas sem ter certeza. Sim, só médico pode vir aqui e afirmar qualquer coisa sobre uma quantidade muito grande de patologias; farmacêuticos/ estudantes de farmácia não tem conhecimento a fundo sobre Patologia. Reconheço essa limitação do meu curso.
    A hereditariedade, que eu saiba, pode ser sim um fator influenciador para ter ou não Hipotireoidismo de Hashimoto. E é como você disse, a mãe pode ter e a filha não, ou vice-versa.

  23. em 01.04.11 às 17:05
    Naiara Araújo disse:

    >Meninas, eu espero que vocês entendam que nada do que falei aqui em qualquer momento foram tiradas da minha cabeça sem no mínimo um embasamento científico ou que venha de relatos de especialistas, certo?
    Não estou brigando, tá? haha "Então por que você está falando isso?" Só para lhes passar um figura minha mais ou menos assim: uma amiga de vocês que conversa com vocês como se estivesse em uma roda só com mulheres, mas com postura de profissional de saúde, certo?
    Mais uma coisa: eu agradeço e muito os elogios e todas as informações que vocês passaram! QUALQUER comentário e informação é mais que válido e me enriquece!
    Um grande abraço!

  24. em 01.04.11 às 19:51
    Lucia Marina disse:

    >Oi!

    Descobri o hipotireoidismo na adolescência, e faço uso de levotiroxina desde então. É super fácil tratar, tomando o medicamento todas as manhãs você leva uma vida normal. De vez em quando, uma consulta com a endocrinologista, alguns exames de sangue e, às vezes, um ultrassom e tudo certo.
    Hoje em dia os exames de sangue T3, T4 e TSH são rotina, os médicos sempre pedem. Se você ainda não fez um, converse com seu médico e peça a ele o exame, é simples e rápido, e, se você precisar iniciar tratamento, quanto antes melhor.
    Parabéns pelo post!

    Bjos!

  25. em 02.04.11 às 11:56
    cris disse:

    >Muito muito bom, eu tenho hipotiroidismo e já faço tratamnento à uns 5 anos, antes disso eu não conseguia engravidar por causa desse problema, depois de 6 meses de tratamento engravidei do meu filho Lucas hoje com com 3 anos e 5 meses. E sobre a soja eu não sabia foi muito bom ler esse artigo…
    Beijão Grande

  26. em 02.04.11 às 13:42
    Naiara Araújo disse:

    >Cris, que bom que você tocou nesse assunto sobre a gravidez!
    Muitas mulheres que tem e até fazem tratamento têm dificuldade de engravidar; algumas até chegam a engravidar e abortam espontaneamente nos primeiros meses de gestação. Há relatos de casos de crianças com Síndrome de Down filhos de mulheres com Hipotireoidismo.
    Mais uma razão para todas nós procurarmos um médico sempre que necessário.

  27. em 02.04.11 às 15:53
    cookie disse:

    >Oi flor!
    Tenho hipotireoidismo e fiquei curiosa com essa história da soja. Não pode comer nada derivado de soja? Tipo óleo, leite, etc.??
    bjos
    Jéssica

  28. em 02.04.11 às 16:13
    Mariana disse:

    >Tireóide é algo que merece atenção, principalmente no caso das mulheres. A maioria tem algum problema relacionado a ela.
    Eu tinha uma tireoidite de Hashimoto por volta dos meus 12 anos e passei 7 anos tomando o hormônio e fazendo tratamento. Tive alta e no ano passado (aos 27 anos) fui fazer exames de rotina. Descobri um nódulo e tive que fazer cirurgia para removê-lo. Na hora da cirurgia foi diagnosticado um Carcinoma, um tumor maligno e tive que remover toda a tireóide. Segundo os médicos, tem um índice muito alto de mulheres com a tireoidite de Hashimoto que em certa idade evolui pro Carcinoma.
    Hoje também vivo normalmente, tomando o hormônio diariamente. Mas, podia ter agravado a situação se não tivesse diagnosticado com rapidez.
    Muito bom o post, todo mundo deve ter esse tipo de informação!
    beijinhos

  29. em 02.04.11 às 18:48
    Naiara Araújo disse:

    >Oi, Cookie.
    Em relação a soja é qualquer derivado dela: óleo, leite, carne…
    Poucos médicos sabem disso e eu fiquei sabendo pela minha.
    =]

  30. em 02.04.11 às 18:52
    Naiara Araújo disse:

    >Mariana, concordo plenamente com você. A Tireóide é uma glândula de extrema importância para o funcionamento normal do nosso corpo.
    E realmente a maioria dos casos de carcinoma tem ocorrido em mulheres com Tireoidite de Hashimoto justamente pelo fato dessa inflamação ter (de acordo com muitas pesquisas, mas ainda não totalmente confirmado) um fundo de origem genética, ou seja, as chances das células da Tireóide sofrerem uma mutação e gerar um câncer nesse caso são maiores que em uma pessoa sem essa disfunção.
    Obrigada pelo elogio!
    beijo

  31. em 03.04.11 às 21:43
    Flávia Teixeira de Souza disse:

    >Eu tenho…
    Há uns 8 anos tomo medicação diariamente.
    Desconfiei q minha tireóide tava lenta pq eu comecei a sentir muito sono…engordei mais do q era..memória andava ruim..cabelo seco….língua crescida….vontade de não fazer nada..meio depressiva…
    Humor alternava.
    Mas não é o fim do mundo
    Bjimmm….

  32. em 12.05.11 às 16:17
    Anonymous disse:

    >Tenho hipotireoidismo. Gostaria de saber se posso usar óleo de soja ou se tenho que usar outros tipos de óleo para cozinhar.

  33. em 25.05.11 às 21:57
    Naiara Araújo disse:

    >Oi, Anônimo!
    Desculpe a demora, mas cá estou.
    Use preferencialmente outros tipos de óleo, certo? ;)

  34. em 27.05.11 às 10:48
    Anonymous disse:

    >Artigo muito bom e muito útil! Vinha sentindo a maioria desses sintomas a cerca de 6 meses, e no dia a dia os que mais me incomodam são: diminuição da memória. cansaço e sono excessivo.
    Fiz ultrasom, dosagens de t3, t4 e tsh no sangue e pulsão e biópsia da tireoide, fui ao endocrinologista ontem e a tomar ontem mesmo 75 microgramas do hormonio. Tb fui diagnosticada com anemia devido a menstruação irregular e sangramento menstrual excessivo. E agora a esperança de em muito breve voltar a ter uma vida normal, produtiva e feliz! :-)Artigo muito bom e muito útil! Vinha sentindo a maioria desses sintomas a cerca de 6 meses, e no dia a dia os que mais me incomodam são: diminuição da memória. cansaço e sono excessivo.
    Fiz ultrasom, dosagens de t3, t4 e tsh no sangue e pulsão e biópsia da tireoide, fui ao endocrinologista ontem e a tomar ontem mesmo 75 microgramas do hormonio. Tb fui diagnosticada com anemia devido a menstruação irregular e sangramento menstrual excessivo.
    Também tenho intestino preso e depressão. E agora a esperança de em muito breve voltar a ter uma vida normal, produtiva e feliz! :-)

  35. em 30.05.11 às 08:28
    Naiara Araújo disse:

    >Anônimo, muito obrigada pelo comentário!
    Faça os tratamentos corretamente e você com certeza terá "uma vida normal, produtiva e feliz"! ;)
    beijos.

  36. em 30.05.11 às 08:29
    Naiara Araújo disse:

    >Meninas, quaisquer dúvidas e se quiserem conversar comigo eu tenho msn: naiara_araujodeoliveira@hotmail.com

    Uma das leitoras me adicionou e conversamos p/ um bom tempo. Foi muito enriquecedor; tanto quanto é essa nossa conversa.

    Um grande abraço!

  37. em 20.06.11 às 17:13
    Gell Arts disse:

    >Fiquei bastante assustada com seu artigo. Tive problemas com hipertireoidismo há uns 15 anos fiz tratamento e durante anos fiz acompanhamento e ficou tudo bem.Agora há uns 4 meses, num exame de rotina, olha a tireóide dando problemas de novo. Eu adoro soja e utilizo seus derivados, principalmente sucos e leite diariamente. Mas minha preocupação é que minha médica não me alertou contra o uso de soja. E provavelmente o tratamento que tenho feito não tem tido efeito. Vou ter que conversar sério com minha médica. Obrigada. Seu blog é ótimo.

  38. em 29.06.11 às 21:13
    Naiara Araújo disse:

    >Gell, desculpe a demora para responder.
    Nem todos os médicos sabem dessa informação, pois descobriu-se essa interação recentemente. De qualquer forma, relate o acontecido e evite esse tipo de alimento com muita frequência.
    Espero ter ajudado. beijos.

  39. em 11.08.11 às 11:27
    Google Acconnts disse:

    >eu danila temho hipertiriodismo dei poblemas nas vista mais grasas a deus consegui controlar nao e um bicho de sete cabesa mais e um caso de sepreocupar e cuidar.

  40. em 11.08.11 às 12:03
    Google Acconnts disse:

    >eu tenho hiperteriodismo dei poblemas nas vistas mais consegui controlar e eu gostaria de saber o que devmos comer eo que nao devemos comer?.

  41. em 11.08.11 às 12:19
    Google Acconnts disse:

    >eu tenho hipertiriodismo dei poblemas nas vistas mas grasa a deus consegui controlar e eu gostaria de saber o que devemos comer e o que nao demos comer?.

  42. em 05.09.11 às 20:12
    Naiara Araújo disse:

    >Danila, me confirma o medicamento que você utiliza para o tratamento: Propiltiouracil ou metimazol ou carbimazol.
    beijo.

  43. em 19.09.11 às 14:49
    Anonymous disse:

    >tenho hipertiriodismo faço tratamento com puram t4 primeiro mes estava em 19mil 2 mes em18mil 3mes em 8mil 4mes em 38mil porque subiu tanto assim sera que foi o anticosepcional cicli 21 que fiz uso? me responde por favor a moranguinha do nordeste

  44. em 14.02.12 às 12:29
    fevopadoky disse:

    Children in our communities need us now. [url=http://mygreathealthspace.onsugar.com/Physical-fitness-Teacher-Work-Description-21709830]diet[/url]To his first century audience he wrote, “Though you have not seen him, you love him; and even though you do not see him now, you believe in him and are filled with an inexpressible and glorious joy” (1 Peter 1:8). http://groups.diigo.com/group/axqmnrtfnjuzmxwoqbfz/content/facts-about-fad-diet-plans-4173395 When you do talk to your partner, be prepared to face strong emotions yourself. dietThirdly, dread of enacting the rage that comes to expression through her hunger. Your presentation team are your front line troops when it comes to promoting your localness on air. While that sounds like (and is) a lot, approximately 60 per cent of these 10 million tonnes is recovered and either reused or recycled.

  45. em 14.02.12 às 15:37
    tulorosuda disse:

    Valerie Bertinelli (for her weight loss) and Kirstie Alley (for her recent weight gain) have made Jenny Craig talked about again and Genie Francis certainly helps Medifast’s cause. [url=http://community.atom.com/Post/Fitness-Work-out-Routines/03EFBFFFF025A0884000801888846]workout[/url]This article is a summary of recent agriculture news from Peru. http://bgm.me/r/732630 Jerry Garcia, David Bowie, and Janis Joplin have also experimented with painting self-portraits. weight lossRecently having heart surgery, going vegan is part of trying to avoid further heart attacks and staying healthy. This includes people participating in extreme sports in a controlled environment. Develop a simple industry or customer survey, publish the results on your website, and write a news release about it.

  46. em 14.05.12 às 14:29
    joelia disse:

    ola boa tarde peso sua ajuda pk não sei oque fazer.tenho problemas com tereóide naõ sei qual e o tipo estou toda transtornada.tomo remedio mas ninguém me dá o diagnostico certo como faze?

    • em 14.05.12 às 17:13
      Lais Ricon disse:

      Olá Joelia, infelizmente não posso te ajudar com isso, peço que procure novamente um profissional, só ele vai saber o que é melhor pra você.
      Beijos

  47. em 15.06.12 às 14:55
    Krishna Freitas disse:

    Oi tenho hipotireoidismo, descobri tem 2 anos, só começei o tratamento por 2 meses e não voltei mais ao medico, sou casada á 5 anos tenho grande desejo de ser mãe, mas me senti tão desanimada que deixeei nas mãos de Deus e não quis continuar o tratamento, vejo minha amigas e familiares sendo mães, muito felizes e eu com o desejo cada vez maior, sou grata por esse post pois me deu animo, não tenho plano de saude e em minha ciadade acaba saindo muito caro o tratamento com exames mensais, mas vou me esforça, curta gastos e fazer meu tratamento corretamente.
    Obg

    • em 15.06.12 às 15:08
      Lais Ricon disse:

      Faz sim.
      Depois conta os resultados pra gente.
      Beijos e Sucesso!

  48. em 16.06.12 às 09:35
    Krishna Freitas disse:

    Obrigada pode deixar que volto sim, já até salvei essa pagina em meus favoritos para voltar depois e falar do meu sucesso.
    Bjusss

  49. em 17.07.12 às 21:38
    Marna disse:

    Bom seu comentário, mas vc não especificou qual é a substância que contém na soja que bloqueia o hormônio da tireóide, gostaria de saber o nome se puder ou souber falar, tenho a hipotireóide a dez anos e já tomo o medicamente puran t4 75mg muito tempo, levo uma vida normal, graças a Deus. Desde já, agradeço.

  50. em 20.09.12 às 17:07
    edilaine piva disse:

    Oi, fui diagnosticada este mes mas ja tenho a hipotireoidismo há mais ou menos 1 ano e meio, nao consigo emagrecer mesmo fazendo dieta e academia regular, esto muito incomodada com isso pois nunca fui gorda e agora nao consigo perder peso de forma alguma, isso está mexendo muito comigo, nao me sinto bem fora do peso, a comecei com o sintroyd e gostaria de saber se algum de voces ja tomaram essa medicação e se conseguiram perder peso, eu quanto a alimentação nenhum site é claro quanto ao que comer e nao comer, e o óleo de soja precisa ser excluido da alimentação? os outros sao tao caros, existe alguma outra alternativa, me ajudem estou bem chateada.

  51. em 22.04.13 às 18:25

    hoje comprei quinua, linhaça gergelim e leite de soja. ou seja extrato de soja, vim pesquisar na net se eu podia ou nao consumir ou nao a soja, e os outros eu posso?

    • em 24.04.13 às 02:32

      Maria Helena, boa noite!
      Procure informações sobre um produto chamado FEM. Ele é 100% natural, e ajuda no sistema hormonal e glandular feminino.
      Omnilife

  52. em 07.06.13 às 15:42

    faço tratamento a 1 mês e os sintomas não desaparecem

  53. em 31.07.13 às 16:35

    existe alguma possibilidade da medicação não ser absorvida totalmente pelo organismo, para quem tem Tireoidite de Hashimoto? qual motivo dos sintomas sitados persistirem mesmo que a medicação esteja sendo ministrada e os exames constem normalidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>